Desfile Cívico é realizado em Canelinha

Mesmo com o tempo nublado, o público compareceu ao Desfile Cívico alusivo a semana da pátria, no município de Canelinha, na manhã de domingo, 06, véspera do feriado de Independência do Brasil.

Durante toda a extensão da Avenida Cantório Florentino da Silva, no Centro, estudantes das escolas municipais e também da estadual, junto com as fanfarras de Canelinha, Brusque, Guabiruba, Itapema e São João Batista, mostraram muita disposição e talento, acompanhados pelas pessoas que aplaudiam a cada nova atração.

Como tema "O Brasil que dá Certo", os estudantes mostraram criatividade na hora de passar a mensagem aos presentes. "Nosso país tem grandes avanços na área do petróleo, nas campanhas de prevenção de doenças e tantas outras e é por isso que temos que acreditar e divulgar o Brasil que dá certo", enfatizou Maria Salete Montibeller, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Presente no evento, o prefeito Antônio da Silva (PP) enfatizou a importância do desfile. "É uma data que temos que lembrar e respeitar, por isso Canelinha organiza o Desfile Cívico", finalizou o prefeito.

Dentro do tema proposto, quatro grupos se subdividiram levando conhecimento ao desfile: Artes, Esporte, Recursos Naturais e Ciência e Tecnologia.

No grupo sobre Artes, participaram a Fanfarra Marcial de São João Batista e EEB Carlos Mafezzolli (Guabiruba), além da Banda de Percussão Brusque Dark Gold da EEB João XXIII. Nesse quesito, as escolas presentes foram a EEB Cantório Florentino da Silva (Índia), além do Centro Educacional Viva Criança e Creche Dona Zita (Cobre).

Já o grupo sobre Esportes, quem marcou presença foram a EEB Hermínia Alves Reis (Areão), EEB Cobre, Apae, os Centros de Educação Infantil Gatinho Manhoso, Infância Colorida e Florzinha. As fanfarras desce grupo foram a Anna Othília Schlindwein (Guabiruba), Patrício Teixeira Brasil (São João Batista) e Banda de Percussão Das Lebensliend (Guabiruba).

Falando sobre os Recursos Naturais, duas instituições da cidade participara: EEB Fazenda Vitória (Porto da Galera) e a EEB Senador Benjamim Gallotti (Galera). Sendo assim, as fanfarras que desfilaram nesse local foram a Fanfarra Simples da EEB Osvaldo Ludovico Fucker (Guabiruba) e a Fanfarra Pisto Padre Lux (Brusque).

O último tema a ser abordado foi Ciência e Tecnologia, ao que levou o maior números de participantes na Avenida Cantório Florentino da Silva. A EEB Professora Minervina Laus (Centro) é que abordou esse grupo, onde as 2ª às 4ª séries falaram sobre Paralisia Infantil, enquanto que as 5ª abordaram o Projeto Tamar. As 6ª informaram sobre a Urna Eletrônica e Carlos Chagas com o Instituto Butantan foram temas das 7ª e 8ª séries. As turmas do 2º Grau Matutino falaram sobre o Petróleo e do Noturno o tema foi as Campanhas de Prevenção.  Para fechar com chave de ouro essas apresentações marcaram presença a Fanfarra Municipal de Canelinha, Fanfarra Asas da Esperança (Itapema) e Banda de Percussão Coreografada São João Batista.

Fotos do Evento

Juliano César