Lacen de Santa Catarina fará exames para diagnosticar gripe A
O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) foi autorizado pelo Ministério da Saúde a realizar o exame que detecta a gripe A. Segundo o administrador do Lacen, Joao Daniel, faltam apenas o equipamento e os insumos, que são importados e devem chegar ao Estado em até 30 dias.
— Isso demanda um certo tempo para entrega. Estamos trabalhando com fornecedores, cobrando, para que chegue em 20 dias, por aí. Serão 30 dias na pior das hipóteses — afirmou Daniel.
Os profissionais do Lacen ainda precisam passar por um curso na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que atualmente faz os exames com as amostras enviadas por Santa Catarina. O resultado das análises feitas no Lacen devem demorar no máximo 48 horas para ser divulgados, segundo Daniel.
— Hoje, todos os exames são encaminhados para cá. Nenhum município encaminha para o Rio. O Lacen centraliza, faz cadastro das amostras, faz uma avaliação criteriosa e manda para a Fiocruz. Os municípios do interior vão continuar enviando para cá — explicou.
Leia mais sobre a doença no site especial
CBN/DIÁRIO