Massa de ar frio deve derrubar temperaturas e fazer nevar na Serra

Uma massa de ar seco e frio começa a entrar nesta quinta-feira pelo Oeste de Santa Catarina e deve trazer uma das ondas de baixas temperaturas mais intensas dos últimos anos. Com um ciclone extratropical em alto mar ainda lançando umidade para a Serra, há possibilidade de neve entre esta quinta-feira e sexta, com as temperaturas próximas a 0ºC.

Nesta quinta-feira, os termômetros devem marcar, no máximo, 18ºC em Florianópolis, 17ºC em Joinville, 16ºC em Criciúma, 15ºC em Blumenau, 14ºC em Chapecó, 12ºC em Joaçaba e 11ºC em Lages.

O auge do frio, no entanto, deve ser no sábado, com forte geada em vários municípios catarinenses e termômetros podendo marcar até -6ºC na Serra, superando a onda de frio ocorrida no começo de julho, com as temperaturas atingindo -4ºC.

Já a frente fria que provocou temporais e ventos de até 155 quilômetros por hora no Estado entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira perde esta característica e deverá trazer chuva na manhã desta quinta-feira à Grande Florianópolis e Norte do Estado.

Direção dos ventos impediu tragédias no Estado

Glauco Freitas, da Central de Meteorologia da RBS, explica que, apesar da alta velocidade, os ventos não chegaram a causar tantos estragos por terem sido da direção norte, em que o ar é mais quente e mais leve, fazendo com que as rajadas passem mais acima da superfície. As rajadas de 155 quilômetros por hora foram registradas no Morro da Igreja, em Urubici, a 1.822 metros de altitude, onde não há concentração de casas e pessoas.

O vento sul, em que o ar é mais frio e pesado, poderia provocar tragédias, já que passa rente à superfície. Não há nenhuma semelhança destes ventos com um furacão, a não ser a velocidade.

Glauco explica que o furacão tem ventos constantes e abrange áreas grandes, e o fenômeno ocorrido na noite de terça-feira foi de rajadas bem localizadas.

DIÁRIO CATARINENSE