Quinta-feira tem frio e tempo instável em Santa Catarina
A quinta-feira amanheceu com temperaturas baixas e tempo instável em boa parte de Santa Catarina. A temperatura entre a madrugada e as primeiras horas da manhã atingiu 3,3ºC em Urubici e 5,3ºC em São Joaquim, na Serra, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a Central RBS de Meteorologia, o céu fica encoberto durante a maior parte da quinta na faixa entre o Litoral e a Serra, que tem possibilidade de chuva fraca. No restante do Estado, há grande variação de nuvens no período, mas o tempo seco predomina.
As áreas de instabilidade que estão sobre a faixa litorânea sofrem a influência da frente fria que está no Paraná. Com isso, o risco de chuva é maior no Vale do Itajaí e Litoral Norte. A partir da tarde o tempo fica gradualmente seco nestas regiões.
Apesar do registro de temperaturas baixas na madrugada e início da manhã, não houve a formação de geada nas localidades mais altas. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a ocorrência do fenômeno foi impedida pela alta umidade no ar. Para o registro da geada, é necessário que o ar esteja seco.
A temperatura não sobe muito, chegando à máxima de 19 graus Celsius em Joinville, 17ºC em Florianópolis e Blumenau, 15ºC em Criciúma e Chapecó e 12ºC em Lages.
A previsão indica a repetição destas condições na sexta-feira, com maior nebulosidade na faixa entre a Serra e o Litoral e tempo mais seco no Oeste.
A ação do ar frio que está sobre o oceano, próximo do Litoral catarinense, empurra a umidade marítima para o continente, o que contribui para o tempo instável, com possibilidade de chuva na faixa Leste nos próximos dias. O frio também continua.
DIARIO.COM.BR