Vacinação contra a poliomielite começa na segunda

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começa nesta segunda-feira. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar em Santa Catarina 406.407 crianças menores de cinco anos.

O número corresponde a 95% da população-alvo da campanha, que no Estado é de 427.797 crianças. No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 14.720.095 crianças.

A vacinação contra a poliomielite ocorrerá em duas etapas: uma em junho e outra em agosto. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado, a campanha terá 15 dias de duração em cada uma das etapas.

O Ministério da Saúde reforça que todas as crianças menores de cinco anos devem tomar as duas doses da vacina. A determinação inclui aquelas que foram imunizadas com as três doses de rotina.

Dia Nacional de Vacinação

Para reforçar a importância da imunização, o Ministério da Saúde fará dois dias nacionais de vacinação. Na primeira etapa da campanha, a mobilização será em 20 de junho. Quanto à segunda etapa, a data está marcada para 22 de agosto.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral que pode levar à paralisia. A incidência é maior em crianças, mas pode ser contraída em todas as idades.

Os sintomas são parecidos com os de uma gripe. O paciente apresenta febre, mal-estar, dor de cabeça, náusea, vômito, diarréia e dor de garganta.

Para evitar o contágio, a orientação do Ministério da Saúde é manter as vacinas em dia, já que a doença se espalha com menos facilidade em populações com altos índices de vacinação.

Erradicação

Desde 1989 não são registrados casos de poliomielite no Brasil. Em 1994, o país obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone (dentro do território nacional) de poliovírus.

Para que o certificado seja mantido, o país deve realizar campanhas anuais de vacinação para evitar a reintrodução dos poliovírus selvagens no Brasil.

A doença no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 21 países ainda registram casos de poliomielite — Afeganistão, Índia, Nigéria, Paquistão, Sudão, Uganda, Quênia, Benin, Angola, Togo, Burquina Faso, Níger, Mali, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal, Repúblicana Dominicana e Etiópia.

DIARIO.COM.BR