Semais inicia atividades em Canelinha

Após decisão do juiz da comarca de Tijucas, Dr. Pedro Walicoski Carvalho, o município de Canelinha assumiu o comando do sistema de abastecimento de água da cidade, através da Semais – Serviço Municipal de Água, Infra-Estrutura e Saneamento de Canelinha. Essa é uma promessa de campanha do prefeito Antônio da Silva (PP), ao qual está cumprindo.

O parecer judicial saiu na tarde de sexta-feira, 22, onde no fim de semana, o diretor geral da nova autarquia, Fermino Setembrino Goulart, já estava de sobreaviso quanto possíveis emergências no sistema. "Iniciamos o trabalho e no começo é um pouco complicado, pois precisamos conhecer todo o sistema", destacou o diretor. Segundo ele, a autarquia está funcionando por alguns dias no escritório onde era localizado a Casan, ou seja, na Avenida Joaquim José de Santana. "Mas em breve vamos atender os consumidores na Rua Avelina Bastos (Rua da Delegacia), no prédio em frente a Assembléia de Deus", informa Fermino.

Perguntado sobre a possibilidade de a taxa de água baixar no município, o prefeito Antônio disse que a taxa será a mesma cobrada até então pela Casan. "Mas assumo em público o compromisso de que durante meus quatro anos de administração, não vou aumenta – lá", promete o prefeito.

Para Antônio da Silva, com o dinheiro que agora vai ficar em Canelinha será possível investir no abastecimento de água, além de projetos na área de infra-estrutura. "Com certeza quem só tem a ganhar é o município, por isso é importante a municipalização do abastecimento de água", finalizou Antônio.

A Semais foi criada através de um projeto de lei número 2378, onde Antônio da Silva sancionou no dia 1º de janeiro de 2009, ou seja, quando estava tomando posse como prefeito do município. A Casan vai recorrer da decisão.

JULIANO CÉSAR