Ônibus param nesta terça-feira em Florianópolis

O transporte coletivo de Florianópolis deve parar às 9h30min desta terça-feira. A paralisação de motoristas e cobradores foi mantida após reunião de cinco horas realizada na segunda-feira entre a categoria, prefeitura e empresários do setor.

O sindicato dos trabalhadores (Sintraturb) fez uma assembleia na sequencia, para organizar a paralisação do serviço. Os ônibus devem parar de circular a partir do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

No início desta manhã, os ônibus circularam normalmente na cidade. O Sintraturb não informou se vai obedecer a orientação do Ministério Público de manter 30% da frota durante o dia e 70% em horários de pico.

Veículos do transporte escolar auxiliam população

Cerca de 250 veículos, entre vans e micro-ônibus, responsáveis pelo transporte escolar da Capital, devem atender a população atingida pela greve.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Transporte Escolar em Florianópolis (Cotef), Humberto Ouriques Neto, nesta situação os proprietários do transporte escolar são convocados pela prefeitura para dar suporte aos passageiros.

O presidente da Cotef explica que, se as orientações foram as mesmas do ano passado, a frota de turismo também deve participar do atendimento aos passageiros e o valor cobrado pelo transporte será o mesmo efetuado pelos ônibus.

— No ano passado, atendemos inclusive os passageiros de Biguaçu. O número de veículos da frota do transporte escolar tem se mostrado suficiente — reforçou.

Negociação deve continuar

O anúncio da greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Florianópolis foi feito na última sexta-feira após uma rodada de negociações. De acordo com o procurador-chefe do MPT, Acir Alfredo Hack, as negociações devem continuar, apesar da deflagração da greve.

DIÁRIO CATARINENSE E DIARIO.COM.BR