Chuva traz alívio para cidades afetadas pela seca em Santa Catarina

A chuva que começou a caiu ainda na quarta-feira em cidades afetadas pela seca no Oeste e Meio-Oeste em Santa Catarina, trouxe alívio aos moradores. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em dois dias choveu o dobro do que havia chovido nos meses de março e abril em Chapecó.

Foram 110 milímetros entre terça-feira e quinta-feira, de acordo com o observador meteorológico Francisco Schervinski. Em março foram apenas 17 milímetros. Em abril, 36 milímetros.

Segundo Schervinski, para acabar com a seca é necessário mais chuva devido ao déficit de mais de 200 milímetros neste ano. A barragem de Engenho Braun, no Lajeado São José, que serve para o abastecimento de Chapecó, não chegou a transbordar. Mas o reservatório, que estava com apenas 10% antes do volume, chegou a algo entre 85 e 90%, segundo o superintendente regional de negócios da Casan no Oeste, Paulo Christ.

Em Novo Horizonte, no Oeste, somente nas últimas horas choveu 165 milímetros, quase o equivalente ao registrado normalmente durante o mês de maio.

Em Faxinal dos Guedes, também no Oeste, um vento forte que veio junto com a chuva chegou a causar prejuízos em três propriedades na Linha Froza, por volta das 21h de quarta-feira. O vento causou o destelhamento de um aviário e causou a morte de cerca de mil pintos. A ventania também derrubou árvores e o telhado de um chiqueiro. A Defesa Civil acredita que pode ter se tratado de um tornado.

Em Joaçaba, no Meio-Oeste, a chuva também amenizou a seca. Os volumes registrados entre quarta e quinta-feira correspondem a 84% da média mensal de maio. Em menos de 24 horas, choveu 117 milímetros na cidade. Segundo Jair Antônio Lorenzetti, secretário de Desenvolvimento Regional, se chover os 200 milímetros que estão previstos até sexta-feira, os benefícios para a região serão ainda maiores.

Mesmo com a chuva, a Defesa Civil Estadual registra 124 municípios em situação de emergência em consequência da seca em Santa Catarina.

 

DIÁRIO CATARINENSE E RBS TV