Entidades dizem sim à municipalização da água em Canelinha

O poder público municipal de Canelinha deu mostras de que a municipalização do abastecimento de água na cidade é, agora, uma questão jurídica. Isso porque na noite de quarta-feira, 22, a Prefeitura Municipal, junto com entidades representativas e organizadas da cidade participaram de uma audiência pública no auditório da Secretaria Municipal da Educação.

A condução do debate ficou a cargo do advogado Nelson Zunino Neto, um dos responsáveis pela criação do SISAM, em São João Batista. Participaram o prefeito Antônio da Silva, o prefeito batistense Aderbal Manoel dos Santos, vereadores da cidade, além do assessor jurídico Edson Flores, o Tatinha.

O prefeito Aderbal explanou os benefícios que São João Batista conquistou através da municipalização do abastecimento de água. "Hoje a cidade está investido o dinheiro que fica no município", disse.

Já o prefeito local lembrou que o contrato com a Casan venceu em 09 de janeiro último e que não há mais motivos para uma renovação. "Queremos é fornecer água de boa qualidade e que o dinheiro seja investido em nosso município", ressaltou.

Quem também marcou presença no evento foi o presidente do SINTAEMA – Sindicato dos Trabalhadores da água, esgoto e meio ambiente de Santa Catarina – Odair Rogério da Silva.

"O nosso abastecimento de água é uma vergonha nacional; Santa Catarina só perde para o Piauí; A Casan tem uma grande dívida social com a população catarinense", disse ele.

Entre as entidades organizadas que aderiram ao movimento pró-municipalização da distribuição da água em Canelinha estão: APAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Moradores do Bairro Galera, Associação de Veteranos de Canelinha, Associação Comercial e Industrial de Canelinha, CDL local, ACEVALE, Grupo de Idosos Maria Terezinha Silva e Sociedade Grupo da Amizade Padre João Pivatto.

Carta de Intenções é redigida

Num momento histórico para o município, foi redigida uma carta de intenções que será distribuída à população. Em um dos trechos do documento está escrito que "em razão da situação precária do atual sistema, das necessidades da população e dos benefícios que advirão da nova instituição, as autoridades públicas municipais comprometem-se a consecução dos objetivos mencionados, visando atender os anseios populares e a melhoria da qualidade de vida, com a municipalização da água", conclui-se. A carta de intenções será enviada ao juiz da comarca, Dr. Pedro Walicoski Carvalho.

A criação do SEMAIS iniciou-se em dezembro quando o projeto de lei foi aprovado no poder Legislativo. Em 1º de janeiro, o prefeito Antonio da Silva assinou a criação da autarquia, em sua posse. No momento, o processo de municipalização da água de Canelinha tramita no Fórum da Comarca, e a decisão deve sair em breve.

Fotos: Autoridades e entidades marcaram presença na audiência pública

JULIANO CÉSAR

Fotos: Sidnei Correia