Mercado reduz projeção de PIB e inflação para 2009

Analistas consultados pelo Banco Central na última semana reduziram a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2009 de 1,5% para 1,2%, segundo pesquisa divulgada pela autoridade monetária nesta segunda-feira. O relatório mostra também que o mercado espera que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) termine o ano em 4,57%, abaixo dos 4,66% previsto na semana anterior.

Um parcela majoritária do mercado financeiro também aposta que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai mesmo cortar de 12,75% para 11,75% a taxa básica de juros (Selic) na reunião dessa semana. O relatório mostra ainda que os analistas mantiveram a previsão Selic em 10,25% ao final deste ano, ou seja, o cenário de desaceleração deve continuar contribuindo para redução dos juros.

Segundo a pesquisa, os analistas mantiveram a expectativa para o mercado de câmbio e também para a balança comercial. Há oito semanas eles apostam que o dólar vai custar R$ 2,30 ao final de 2009. Enquanto o superávit comercial deve atingir US$ 13 bilhões.

Redação Terra