Brasil vence a Itália com boa atuação

Eduardo Cecconi | eduardo.cecconi@rbsonline.com.br

Com uma atuação convincente, o Brasil venceu a Itália por 2 a 0, em amistoso disputado nesta tarde de terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra). Desde o início, a Seleção do técnico Dunga dominou a partida e controlou o tradicional adversário. Elano e Robinho fizeram os gols.

Dunga apresentou uma surpresa na escalação: Felipe Melo substituiu Josué como volante, ao lado de Gilberto Silva. Do meio para frente, o treinador manteve a formação com Elano, Ronaldinho, Robinho e Adriano. Deu certo.

Logo aos 12 minutos, o Brasil se beneficiou do entrosamento da dupla formada por Elano e Robinho, antigos companheiros no Santos, e agora colegas no Manchester City. Em uma tabela rápida, Elano recebeu dentro da grande área e chutou na saída de Buffon, abrindo o placar.

Enquanto o Brasil dominava a partida, os atuais campeões mundiais decepcionavam. Sem alternativas de ataque, a Itália não conseguia pressionar em busca do empate. Do contrário, a Seleção de Dunga persistiu se articulando bem.

A recompensa chegou aos 26 minutos. Robinho roubou a bola de Pirlo, passou pelo camisa 10 italiano, e na pedalada deixou também Zambrotta para trás. A grande jogada individual foi concluída com um chute preciso de esquerda. Golaço. Brasil 2 a 0.

No segundo tempo, a Itália realizou cinco alterações — quatro no intervalo, e uma no início, provocada por uma lesão de De Rossi. Marcello Lippi tentou deixar a equipe mais ofensiva, mas a seleção italiana não encontrou espaços a partir da intermediária brasileira.

Com a vantagem e a postura mais incisiva do adversário, o Brasil adotou como estratégia o contra-ataque. Permitiu que a Itália tivesse a posse de bola, fechando-se à frente da área e apostando na velocidade de Robinho e Ronaldinho.

Sem alternativas, a Itália começou a complicar o amistoso. Três jogadores receberam cartões amarelos, por faltas fortes. Um deles — Zambrotta — chegou a discutir com Dunga, que reclamou da virilidade excessiva.

No final, o melhor futebol venceu. E com méritos: Brasil 2 x 0 Itália.

 

 

 

BRASIL (2) ITÁLIA
Julio César; Maicon, Lúcio, Juan (Thiago Silva) e Marcelo; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Júlio Baptista) e Adriano (Alexandre Pato). Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Legrottaglie e Grosso; Pirlo, De Rossi (Aquilani), Montolivo (Perrota) e Pepe (Camoranesi); Di Natale (Luca Toni) e Gilardino (Rossi).
Técnico: Dunga Técnico: Marcello Lippi
Brasil 2 x 0 Itália – Amistoso Internacional
Local: Emirates Stadium, Londres, Inglaterra.
Árbitro: Mike Riley (Fifa-ING).
Gols: Elano (B), aos 12min; e Robinho (B), aos 26min, no 1º tempo.
Cartões amarelos: Perrota, Grosso e Zambrotta.

Diário Catarinense