Fóssil raro no mundo é apresentado em Cachoeira do Sul, no RS

Sâmia Frantz | samia.frantz@zerohora.com.br

Pesquisadores apresentaram, nesta manhã, uma grande descoberta paleontológica de Cachoeira do Sul: um crânio de cinodonte completo encontrado em julho do ano passado na cidade de Dona Francisca, na região central do estado gaúcho.

O achado, que permitirá que sejam realizados estudos mais aprofundados desta espécie, extremamente raro no mundo, já que, segundo os pesquisadores, um exemplar igual existe somente na Zâmbia, na África, encontrado em rochas sedimentares de 242 milhões de anos. A localização dele no Brasil, conforme os estudiosos, reforça a ideia da união dos continentes durante o período Triássico.

Tombado como Ulbra PVT-049, o novo fóssil foi encontrado pelo biólogo Lúcio Roberto da Silva, da Ulbra, em uma saída de campo. Ele encontrava-se impregnado em uma rocha, na margem de um açude construído para reter água para irrigação de uma lavoura de arroz. No Rio Grande do Sul, já foram encontrados alguns fragmentos cranianos deste fóssil, principalmente nas cidades de Candelária e Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo.

Cinodontes são ancestrais (ou parentes distantes) dos mamíferos e possuem praticamente os mesmos traços anatômicos da espécie. Viveram há cerca de 230 milhões de anos, pouco antes do surgimento dos dinossauros.

Diário Catarinense