Brasil é terceiro no Mundialito de triatlo rápido em Santa Catarina
Diante de um público de mais de 30 mil pessoas, o Brasil terminou na terceira colocação desta oitava edição do Mundialito de Triatlo Rápido, disputada neste domingo na praia central de Balneário Camboriú (SC). Formado por Vanessa Gianini, Pamela Oliveira e Fernanda Bau, o conjunto brasileiro somou 90 pontos, ficando atrás da forte equipe do Canadá, com 105 pontos, e da Alemanha, com 96, que teve Rebecca Robisch vencendo as três baterias.
Seis países participaram da prova — Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, África do Sul e México — disputada toda ela sob uma fraca chuva e que deixou o asfalto bastante escorregadio, dificultando principalmente a transição para o ciclismo. O Mundialito foi dividido em três baterias, cada uma delas com 250m de natação, 4km de ciclismo e 1.300m de corrida, valendo para a classificação final o somatório dos pontos obtidos pelas três triatletas da equipe.
A prova
O Brasil dominou na natação. Na última bateria, saiu na frente com Pámela, que disparou abrindo grande vantagem para o pelotão. Sozinha na transição para o ciclismo, a brasileira pedalou absoluta todos os 4km, chegando a abrir mais de 20s de vantagem para as adversárias. Vanessa e Fernanda vinham bem atrás, lutando pela recuperação.
A tática deu certo até a corrida. Pamela foi perdendo o ritmo, sendo facilmente ultrapassada por Rebecca Robisch, pela sul-africana Andrea Stein e pelas canadenses Lauren Groves e Carol Spring, que formaram o pódio da terceira bateria.
— É muito dificil. É uma prova completamente diferente. Valeu a experiência. Estamos aqui para aprender e querer ir a Londres-2012 para trazer uma medalha de ouro para o Brasil — disse Fernanda ao site Globoesporte.com.
Diário Catarinense