SC soma 28 mortos nas estradas nas festas de fim de ano

Santa Catarina teve 28 mortes em acidentes nas rodovias federais nas festas de fim de ano. O Estado foi o 5º em número de vítimas e o 2º em número de acidentes.

O relatório foi divulgado nesta segunda-feira pela Polícia Rodoviária Federal, com base nas ocorrências registradas entre 20 de dezembro e 4 de janeiro. Minas Gerais foi o Estado com maior número de colisões e óbitos durante os 16 dias da operação policial nas BRs.

No país, aumentaram os números de mortos, de feridos, de acidentes, de autuações por embriaguez e por excesso de velocidade. De 20 de dezembro a 4 de janeiro de 2009, a Polícia Rodoviária Federal atendeu a 7.140 acidentes, com 4.795 feridos e 435 mortos. No mesmo período, quase 100 mil veículos foram flagrados pelos radares da Polícia Rodoviária Federal em excesso de velocidade. Deste total, 80% das imagens foram capturadas no Sul e no Sudeste, apesar das fortes chuvas que caíram sobre as duas regiões entre o final de 2008 e o começo deste ano.

Em Santa Catarina foram 28 mortos nos últimos 16 dias, a maioria entre os dias 20 e 30 de dezembro. Apenas no dia 26 foram nove mortes: quatro na BR-282 e cinco na BR-101. Três das quatro vítimas na 282 estavam em um Chevette. Na BR-101 Sul, três ocupantes de um Corsa, que viajavam de Porto Alegre (RS), para passar o final de ano em Canasvieiras, em Florianópolis, morreram ao cair de um viaduto.

De 31 a 4 de janeiro foram três mortes, 253 acidentes e 150 acidentes no Estado. Apesar do número inferior de óbitos em relação ao final do ano passado, quando ocorreram quatro, o número de acidentes e feridos foi ao superior ao do Réveillon anterior. Foram 253 colisões que contribuíram para colocar Santa Catarina como o 2º Estado em quantidade de acidentes (907) entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, atrás apenas de Minas Gerais.

Flagrantes por embriaguez crescem 166% nas rodovias

O número de motoristas alcoolizados cresceu 166% no país, saltando de 392 casos entre 2007 e 2008 para 1043 entre 2008 e 2009 — uma média de um condutor embriagado a cada 20 minutos. Dos motoristas flagrados com álcool no sangue, 650 acabaram presos em flagrante.

Outro fator que contribuiu para os números negativos, segundo os policiais rodoviários, foi o fato de os feriados de Natal e Ano-Novo caírem em quintas-feiras, fazendo com que a saída das grandes cidades ocorresse em dois momentos.

— Ao contrário do que se pensa, quando todos os veículos saem ao mesmo tempo, os riscos para quem viaja são menores. A velocidade média registrada na via é mais baixa e as chances de ultrapassagem são menos frequentes. Pista cheia provoca acidentes, mas geralmente de menor gravidade. O problema ocorre justamente quando a saída é pulverizada — comentou o inspetor Alvarez Simões, da Coordenação-Geral de Operações da Polícia Rodoviária Federal.

DIÁRIO CATARINENSE