Portabilidade numérica chega ao DDD 49

A partir desta segunda-feira, clientes das regiões de Santa Catarina com o DDD 49 já podem trocar de operadora sem precisar mudar o número do telefone. A chamada portabilidade numérica vai beneficiar primeiro a população do Oeste e Planalto Serrano, que usa números de telefones com esse DDD.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são atendidos nessas localidades quase 1,3 milhão de clientes, entre os que possuem linha fixa e móvel.

No dia 17 de novembro, a portabilidade vai estar disponível para os que moram nas regiões de DDD 48 e, no dia 24 de novembro, quem tem telefone com DDD 47 já poderá fazer a transferência sem perder o número.

Desde o dia 1º de setembro, quando começou o processo, 61.960 clientes já solicitaram a troca de operadora sem a mudança de número, conforme a ABR Telecom, que administra a portabilidade no país.

Usuários de telefonia móvel mantêm-se na liderança entre os solicitantes. Foram 36.816 que pediram a portabilidade no serviço móvel, contra 25.144 clientes de telefonia fixa. Todo o Brasil estará coberto pela portabilidade nas telefonias móvel e fixa a partir de 2 de março de 2009.

Quanto ao custo de R$ 4 — valor que as operadoras podem cobrar no caso de o cliente optar por manter o número do telefone — algumas companhias preferem isentar o consumidor da taxa. É o caso da Claro, TIM, Vivo, GVT e NET. A Brasil Telecom mantém o custo.

Documentos

Para mudar de operadora, o cliente deve ir até a nova empresa e levar documentos como CPF e RG. Segundo o advogado Leonardo Tatim, o consumidor não precisa avisar a operadora antiga da mudança. Se tiver dívidas com a empresa, terá de pagar os débitos, mesmo que já tenha migrado de operadora.

— Inclusive na questão da fidelidade. Se a pessoa ganhou um aparelho se comprometendo a ficar um ano com a operadora, vai ter que pagar a multa — explica.

A mudança de operadora é feita em cinco dias depois de solicitada. Neste período, o cliente ainda tem a possibilidade de, em dois dias, mudar de idéia e comunicar o cancelamento da transferência. Se o cliente não gostar da nova operadora, poderá mudar sempre que quiser.

 

 

RBS TV E DIÁRIO CATARINENSE