Polícia prende 59 suspeitos de envolvimento em fraudes em contas telefônicas da Brasil Telecom

A Polícia Civil do Paraná prendeu, até o final da tarde desta terça-feira, 59 das 71 pessoas suspeitas de participarem de uma quadrilha que fraudava contas telefônicas nos três estados do Sul. Os presos são suspeitos de invadir o sistema da empresa Brasil Telecom para alterar cadastros, retirar bloqueio de clientes inadimplentes e anular ou diminuir em até 95% as contas telefônicas de residências e empresas.

A Operação Espectro foi deflagrada às 6h desta terça-feira por cerca de 200 policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) em conjunto com a Vara de Inquéritos Policiais de Curitiba. A estimativa é de que a quadrilha tenha gerado prejuízos de mais de R$ 7,5 milhões para a Brasil Telecom.

A polícia ainda busca as outras 12 pessoas que tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça. Entre os presos, 50 são do Paraná e nove de Santa Catarina (cinco de Balneário Piçarras, uma de Araquari, uma de São Bento do Sul, uma de Criciúma e uma de Itajaí). A quadrilha era composta por Vandré de Oliveira Araújo — suspeito de ser o mentor do grupo — nove co-autores, nove funcionários da empresa e 43 beneficiários. Todos serão acusados de estelionato e formação de quadrilha.

Diário Catarinense