Termina greve na maioria dos bancos de SC
Após 15 dias de greve, funcionários do Banco do Brasil e de bancos privados retomam nesta quinta-feira ao trabalho. Os bancários da Caixa Econômica Federal continuam parados e os do Besc não haviam acertado um acordo até a noite de desta quarta-feira.
As informações foram divulgadas pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região (SEEB), Clovis Mena Dutra, após assembléia da categoria na Capital. A região da Grande Florianópolis emprega cerca de 4 mil pessoas no sistema bancário.
Os bancos privados aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que garante reajuste de 10% para os funcionários que recebem até R$ 2,5 mil por mês e de 8,15% para aqueles que recebem salários acima desse valor.
Para uma jornada de seis horas diárias, o salário do caixa será, no mínimo, de R$ 1.146,50. Os benefícios, como auxílio alimentação, também serão corrigidos em 8,15%.
A Caixa Econômica, que tem uma negociação paralela com o governo, não aceitou a atual proposta. Já o Banco do Brasil fechou acordo que deveria valer também para os funcionários do Besc, diante da incorporação do banco catarinense pelo nacional.
Mas Clovis Dutra, do SEEB, diz que devido a diferenças ainda existentes entre os direitos dos trabalhadores dos dois bancos não havia consenso entre os representantes do Besc na assembléia da noite desta quarta-feira.
DIÁRIO CATARINENSE