Fanfarra Municipal se prepara para a estréia em Canelinha

O som das cornetas, a batida forte do surdo, o som agudo dos pratos. É, as noites canelinhenses já não são mais as mesmas. Desde segunda-feira (21), mais de 140 pessoas ensaiam para a primeira apresentação da Fanfarra Municipal de Canelinha. Na verdade, o primeiro ensaio já aconteceu na tarde de sábado (19), quando o professor Antônio Linhares, de Itapema, iniciou os trabalhos com os alunos canelinhenses.

A Fanfarra municipal de Canelinha começou a ser idealizada, em 2005, quando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, mandou um projeto para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), mas não houve êxito. Da mesma forma, em 2006 a Secretaria de Educação mandou outro projeto para a FCC, ao que mais uma vez a resposta foi negativa.

No ano de 2007, a secretária de Educação, professora Maria Salete Montibeller, colocou como prioridade para o orçamento de 2008, recursos para a montagem da primeira Fanfarra Municipal de Canelinha. Durante esta semana os instrumentos chegaram, e a fanfarra já está ensaiando para as apresentações.

O coordenador desse projeto é Agostinho Zancanaro Júnior, o Augustinho, que ressalta que a fanfarra será a maior do Vale do Rio Tijucas, em número de componentes "Serão 140 instrumentos, sendo 10 bumbus fuzileiros, 20 surdos pequenos, 10 surdos grandes, 20 pratos, 20 caixas, 20 repiques, 20 cornetas curtas e 20 cornetas longas" informa Augustinho.

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO:

A primeira apresentação da Fanfarra Municipal de Canelinha já está marcada. A estréia vai acontecer no Ginásio de Esportes, quando estará acontecendo o Festival Municipal de Valores, no dia 22 de agosto. Em seguida, a grande apresentação será no Desfile Cívico, no dia 06 de setembro, alusivo ao Dia da Independência do Brasil (07 de setembro).

JULIANO CÉSAR