Foto_Acao_Social_de_Canelinha

Casamento Coletivo é realizado no Dia da Cidadania

O domingo de sol foi o sinal de que o dia seria histórico para Canelinha. E foi. Afinal não é qualquer dia que 28 casais têm a oportunidade de estar realizando o enlace matrimonial de uma só vez. O casamento coletivo foi o ponto alto do Dia da Cidadania, realizado pela Prefeitura Municipal de Canelinha, através do Departamento de Ação Social do município.
Durante o dia, foram expedidas 159 carteiras de identidades, além da realização de dezenas de consultas com médicos, dentista, nutricionista e psicóloga. Essas consultas tiveram o Posto de Saúde como local de referência.
O Corpo de Bombeiros esteve presente e fez demonstrações de como são realizados os trabalhos por eles efetuados no Vale do Rio Tijucas. Não diferente, Policias Militares da região de Brusque levaram mini-automóveis onde educaram como tem que ser o procedimento correto do trânsito. "Foi gratificante, pois as crianças participaram muito com os policiais militares", destacou Anice Beirão, responsável pela Ação Social de Canelinha.
Crianças e adolescentes também prestigiaram e lotaram o auditório da Secretaria Municipal de Educação, nas três sessões de cinemas que foram exibidas. O acesso à internet também foi bem proveitoso, ao passo que os monitores estavam atentos ao conteúdo exibidos para os presentes.
O corte de cabelo foi outro serviço bem utilizado pelos participantes do Dia da Cidadania. Ao todo, 58 pessoas utilizaram desse beneficio.

Ao todo, 28 casais disseram sim no domingo

Pouco mais das 14 horas, os noivos e noivas já estavam ansiosos perto do Salão Paroquial. A espera parecia longa, mesmo para aqueles que há anos estão morando juntos, mas ainda não haviam se casado tanto no religioso, quanto no civil.
Como manda o figurino, a entrada primeiro foi dos noivos. Em seguida, elas adentraram no Salão Paroquial, que estava lotado, com elegância, sendo que 16 delas estavam de vestido, véu e grinalda. "Foi um trabalho gratificante, pois durante semanas fomos em busca de colaboradores para que todas pudessem estar belas nesse dia tão especial", disse Cátia Santana Silva, que trabalha no Departamento de Ação Social.
E para que tudo saísse em perfeita harmonia, o diácono Jaci e o pastor Luiz Carlos Gonçalves, realizaram um culto ecumênico, em que todos participaram: evangélicos e católicos.
Outro ponto que merece destaque foi o trabalho exercido pelo Cartório Azevedo. Não medindo esforços, o cartório exerceu o seu lado social e os 28 casais não tiveram custos com o enlace matrimonial na esfera civil. "O Cartório participou junto com a Prefeitura e o Departamento de Ação Social e também temos que agradecê-los por isso", destacou o prefeito Eloir João Reis, o Lico.
No final, todos tiveram a certeza de que participaram sim, de um evento que servirá de modelo para outras cidades do vale do rio tijucas, Foi a primeira vez que a região contou com um casamento coletivo. "Quero de coração agradecer a todos que nos ajudaram nesse grandioso evento, pois a realização desse evento só foi possível graças ao esforço e emprenho de todos", finalizou Anice Beirão.

JULIANO CÉSAR
Assessor de Imprensa