Janeiro mais chuvoso desde 1980 em Florianópolis

Florianópolis não registrava um mês de janeiro tão chuvoso desde 1980, segundo medições do Centro de Informação de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri) e do Instituto Nacional e Meteorologia (Inmet).

Do dia 1º até esta quinta-feira choveu 459 milímetros na cidade. Para se ter idéia, o previsto para o mês inteiro eram 176 milímetros.

Nesta quinta-feira, da meia-noite às 18h, choveu 209 milímetros, 33 além do previsto para o mês.

Em São José, na Grande Florianópolis, segundo informe do Ciram/Epagri, choveu 124 milímetros das 22h de quarta-feira às 10h de quinta, sendo 88 milímetros das 9h às 10h. A média prevista para a cidade para janeiro inteiro era de 215 milímetros.

Segundo a meteorologista Gilsânia Araújo, do Ciram/Epagri, a chuva forte na região se deu por conta de uma área de instabilidade que atua sobre o Sul do país e a uma frente fria que se descola pelo Litoral.

Final de semana mais seco

De acordo com a Central RBS de Meteorologia, a previsão é de que as instabilidades diminuam ao longo do fim de semana em todo o Estado.

No sábado, o sol deverá aparecer um pouco pela manhã, mas o tempo ainda seguirá instável entre o final da tarde e início da noite.

No domingo, a previsão é de predomínio de sol, mas ainda há possibilidade de chuva isolada e fraca.

Na segunda e na terça-feira de Carnaval a tendência é de tempo seco e calor. No entanto, apurações a serem feitas no fim de semana podem sinalizar para tempo diferente.

Matéria: Jeferson Bertolini | jeferson.bertolini@diario.com.br
Diário Catarinense