Laboratório fazia refino de cocaína no Sul

A partir da Operação Corumbatu, de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Federal (PF) catarinense desarticulou, na tarde de ontem, um dos braços de uma quadrilha de tráfico internacional em Balneário Arroio do Silva, no Sul do Estado. Pelo menos 30 quilos de pasta de cocaína, armas e veículos foram apreendidos e quatro pessoas estão presas.

A equipe do delegado Fernando Caieron, com o Ministério Público Estadual (MP) e apoio da Polícia Militar (PM) de Araranguá, trabalhava em Balneário Arroio do Silva desde a última quarta-feira. Às 14h de ontem, a PF localizou um minilaboratório de refinamento de cocaína em uma casa alugada há quatro dias na Praia da Caçamba, a 15 quilômetros do Centro de Arroio do Silva.

A investigação começou há um mês, em Campo Grande (MS), e a PF descobriu ramificações do grupo em Santa Catarina e no Ceará. No Estado, o grupo distribuía a droga no Vale do Araranguá por meio de uma outra quadrilha do Paraná, que comprava o entorpecente da Bolívia. No Sul do Estado, a cocaína era refinada e misturada. Posteriormente, era distribuída na região e em outros estados.

Na casa de praia, foram presos em flagrante Oneide Kolln, de 46 anos, o Gringo, o boliviano Wilfredo Chunia Choku, de 37 anos, Clayton Luiz Cerqueira Nocke, de 25 anos, e Adagoberto José Pereira, de 48 anos. No Paraná, estão presos José Nocke, de 58 anos, chefe da quadrilha paranaense, e seu genro Gustavo Gilberto Sapatini, de 23 anos.

Comércio de fachada encobre atividade ilegal

De acordo com o delegado Fernando Caieron, os traficantes possuem comércio e outros negócios de fachada para encobrir a atividade ilegal. Eles serão indiciados por tráfico e associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. Ainda ontem foram ouvidos pela PF e encaminhados ao Presídio Regional de Araranguá.

Até o fechamento desta edição, um veículo Monza e uma caminhonete F-1000 e outros veículos, que estavam num estacionamento de um dos acusados, foram retidos. Um revólver calibre 38 de cano longo também foi apreendido. Peritos da PF da Capital chegaram de helicóptero para fazer o levantamento do entorpecente.

Fonte: Diário Catarinense

ANA PAULA CARDOSO | Balneário Arroio do Silva