Hoje é dia de eleição

O nome do novo reitor que comandará a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos próximos quatro anos poderá ser definido hoje. Alunos, professores e servidores técnico-administrativos participam, até as 21h, do primeiro turno da eleição, que ocorre no campus de Florianópolis e nos colégios agrícolas de Camboriú e Araquari.

Para evitar o segundo turno, marcado para o dia 4 de dezembro, o vencedor precisará conquistar mais da metade dos votos válidos. Entretanto, para ser efetivado no cargo, não basta ganhar nas urnas. O candidato eleito precisará passar ainda pela aprovação do Conselho Universitário (Cun), que se reunirá extraordinariamente, no final de janeiro, para fazer a escolha final por meio de uma lista tríplice.

Entretanto, quem vence a eleição, além de contar com o apoio da comunidade universitária, tem a nomeação praticamente garantida. Isso porque o campeão de votos recebe o benefício de indicar dois nomes de sua confiança para completar a lista.

Este ano, três chapas estão na disputa pelo mandato 2008-2012. A chapa 1, batizada de Nova Visão, tem Fernando Kinoshita como candidato a reitor e Marcelo Krajnc Alves como vice; a chapa 2, A UFSC no Século XXI, apresenta Álvaro Prata e Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná) como candidatos a reitor e vice; e a chapa 3, com o nome Contigo é Possível!, traz Nildo Ouriques concorrendo a reitor e Maurício Pereima a vice.

O dia de ontem na universidade foi reservado mais aos preparativos finais do que à campanha propriamente dita. Pelo campus, apenas as placas e cartazes davam o tom da disputa eleitoral.

Para aproveitar os momentos finais, discretamente, os candidatos realizaram o último corpo-a-corpo com os eleitores. Enquanto Nildo Ouriques dividiu as atividades de campanha com a sala de aula, Fernando Kinoshita fez plantão em frente à biblioteca, onde está montado o comitê de sua chapa, e Alvaro Prata percorreu os centros de ensino.

Habilitados a votar somam 32 mil

Entretanto, nos comitês o ritmo de trabalho foi mais intenso, e as últimas reuniões, focadas no repasse de orientações às equipes responsáveis pela fiscalização nas seções eleitorais.

O voto é direto, secreto e paritário, ou seja, todas as categorias da instituição – professores, alunos e servidores – participam igualmente para eleger uma das três candidaturas.

O processo será coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que reservou 31 locais e 52 seções para que os 32.702 eleitores habilitados possam votar.

Segundo o professor José Arno Scheidt, presidente da Comissão Eleitoral das Entidades Representativas da Universidade (Comeleufsc), a participação dos professores e servidores é historicamente massiva, variando entre 80% e 90%, enquanto o comparecimento dos alunos costuma não ultrapassar os 30%.

Como serão utilizadas urnas eletrônicas, a contagem de votos deve se iniciar logo após às 21h e ser finalizada ainda hoje.

Para garantir a segurança e a lisura das eleições, a Comeleufsc realizou, na tarde de ontem, o treinamento dos mesários, que recebem hoje, às 7h, os kits eleitorais para abrir as urnas a partir das 8h.

( tais.shigeoka@diario.com.br )

O que faz um reitor
Entre as atribuições estão: > Representar a universidade em juízo ou fora dele, administrando, superintendendo, coordenando e fiscalizando todas as suas atividades.
– Convocar e presidir o Conselho Universitário, cabendo-lhe, nas reuniões, também, o voto de qualidade.
– Planejar as atividades da universidade, bem como a elaborar a proposta orçamentária, para exame e aprovação dos órgãos competentes.
– Administrar as finanças da universidade, apresentando relatórios anuais.
– Decidir, em casos de urgência, sobre matéria de competência de quaisquer órgãos da universidade, para apreciação do Conselho Universitário.
– Exercer o poder disciplinar na universidade.
– Vetar deliberações dos Conselhos Universitário, de Curadores e das Câmaras.
Fonte: Estatuto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Raio-X da universidade
Colégio eleitoral
– 31 locais e 52 seções de votação
– O voto não é obrigatório, porém todos os alunos regularmente matriculados, assim como professores e servidores técnico-administrativos em situação legal têm o direito de participar do processo de escolha
– Total de eleitores habilitados: 32.702
– Estudantes: 28.075
– Servidores: 2.842
– Professores: 1.785
Outros números
– Cursos: 62 de graduação (no próximo ano passam a ser oferecidas mais três opções: Zootecnia, Artes Cênicas e Oceanografia), 48 de mestrado e 33 de doutorado
– Pólos de ensino a distância: 16

Seção nº 51: Hall do CSE
Seção nº 52: Bloco da Engenharia Elétrica – CTC
Para seu filho ler
Hoje, três professores disputam as eleições para o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é uma espécie de prefeito. Mas, ao contrário do que acontece nas votações comuns, para ser vencedor, não basta conquistar o maior número de votos. O campeão nas urnas precisa ainda ser escolhido pelo Conselho Universitário, órgão que toma as principais decisões da UFSC e que receberá uma lista com três nomes. Só que, além de ter a certeza de estar nesta lista, o eleito tem mais uma grande vantagem: ele pode indicar os outros dois nomes. Ou seja, o candidato vencedor faz um acordo com duas pessoas de sua confiança e combina que, mesmo que uma delas seja escolhida pelo Conselho Universitário, não aceitará o cargo, garantindo, assim, que ele será o novo reitor.

Fonte: Diário Catarinense
Matéria: TAÍS SHIGEOKA