Detran estima suspender 5 mil CNHs

De janeiro até agora, 7.181 habilitações com infrações gravíssimas entraram para tramitação no Departamento Estadual do Trânsito (Detran/SC) sujeitas à suspensão. São carteiras de motoristas flagrados embriagados, em excesso de velocidade ou motociclistas sem capacetes.

Pelo menos, 5 mil deles devem ter a habilitação suspensa até o final do ano, estima o gerente-geral do Departamento de Infrações, Carlos Henrique do Amaral e Silva. Além deles, outros 10 mil condutores estão com 20 pontos na carteira, por infrações leves e médias registrados somente neste ano.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa quando o motorista atinge 20 pontos de infrações, no período de um ano ou dirigir embriagado. A cassação acontece com uma reincidência na embriaguez, dirigir com a carteira suspensa ou entregar o veículo para uma pessoa não habilitada. Na Capital, 260 CNHs já foram suspensas e outras 17 cassadas desde o início do ano.

O Estado tem atualmente 2,1 milhões de motoristas habilitados. Mensalmente, cerca de 48 mil jovens tiram a primeira habilitação. E são eles os campeões de multas e infrações, de acordo com a coordenadora de autuação, Clair Leite, que estima a faixa etária da imprudência entre os 20 e 30 anos de idade.

Embora não conste entre as estatísticas, o Detran também destaca que é grande o número de motoristas sem a habilitação.

Multas flagradas por radares chegam a 50 mil

Somente neste ano, 306 motoristas foram abordados na Capital sem a habilitação. Eles respondem processo por crime. Mas as infrações não param por aí. As multas aplicadas por fotossensores e radares estão prestes a chegar na marca das 50 mil. Somente no sinal vermelho, 24.991 apressados avançaram e, por conseqüência, ganharam pontos na carteira, na Capital desde janeiro. Sem contar a multa que precisaram desembolsar.

Clair lembra que estacionar o veículo 50 centímetros distante do meio-fio resulta numa infração leve, com uma multa de R$ 53,20. Dirigir alcoolizado, além de uma possível cassação da carteira, o infrator deverá pagar uma multa de R$ 957,60.

Para não errar
Ocorrências que geram sete pontos na habilitação
Dirigir veículo com CNH cassada ou com suspensão do direito de dirigir
Multa: R$ 957,60
Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica
Multa: R$ 957,60
Transitar em velocidade superior à máxima em mais de 50%
Multa: R$ 574,62
Conduzir motocicleta sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Contran. O mesmo vale para faróis apagados da motocicleta.
Multa: R$ 191,53
Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de adotar providências, podendo fazê-lo, no sentido de evitar perigo para o trânsito no local.
Multa: R$ 957,6
Fonte: Detran