Temperatura na Serra cai para 0ºC

Após um fim de semana em que as previsões de chuva não se confirmaram, o Sol apareceu e proporcionou as mais diversas atividades ao ar livre, a segunda-feira foi de tempo fechado e frio intenso em Santa Catarina.

A temperatura mais baixa foi registrada na Serra Catarinense e Meio-Oeste. A menor, verificada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 0°C, em Lages, onde houve geada fraca ao amanhecer. O fenômeno ocorreu também em São Joaquim, com intensidade moderada.

Nos próximos dias, o frio deve continuar no Estado. Para hoje, a Central RBS de Meteorologia prevê chuva forte, a qualquer momento, em todas as regiões, principalmente no Norte do Estado.

A partir de amanhã à noite, uma nova massa de ar frio e seco deve entrar em Santa Catarina, o que fará diminuir as temperaturas. Para quinta-feira, estão previstas temperaturas mínimas entre 1°C e 3°C na Serra e entre 3°C e 5°C em boa parte do interior.

Amanhã, ao longo do dia, ainda deverá ocorrer variação de nuvens, aberturas de Sol e chuvas isoladas no Litoral Sul, sendo o dia de transição entre o tempo instável e o Sol que deve predominar na quinta e sexta-feiras.

A formação de geadas é cogitada para o amanhecer de quinta-feira, na Serra. A neve, que havia sido prevista para a madrugada de hoje pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram/ Epagri) não deve ocorrer devido a vrios fatores, dentre os quais, a falta de frio em níveis altos da atmosfera.

No mar, a presença de um centro de baixa pressão deverá provocar ondas de até 2,5 metros de altura, principalmente nas praias do Sul. Para amanhã, a navegação não é aconselhada.

Fonte: Diário Catarinense
Matéria: Pablo Gomes
(pablo.gomes@diario.com.br)