Prevenção diante do espelho

Como está sempre exposta ao Sol, a pele é o maior alvo de queimaduras, machucados e câncer. Para prevenir o câncer de pele, a mais perigosa das lesões, o cirurgião oncologista Felice Riccardi sugere o auto-exame da cútis.

Similar ao das mamas, amplamente difundido, o auto-exame da pele consiste em gastar alguns minutos após o banho diante do espelho. Assim, é possível detectar manchas, feridas e sinais que aumentaram de tamanho, trocaram de aparência ou apresentam sintomas desconfortáveis, como coceira e descamação.

A recomendação é fazer isso pelo menos uma vez por mês. O cuidado com a pele deve ser redobrado após queimaduras e ferimentos. Um dos tipos de tumor, o carcinoma epidermóide, por exemplo, pode aparecer em áreas que sofreram queimaduras graves.

– Em geral, as pessoas não têm o costume de se olhar no espelho e só procuram ajuda depois de serem alertadas por parentes que notam as mudanças nos sinais – afirma Riccardi.

O incentivo dos oncologistas ao auto-exame está na sutileza de sintomas do câncer de pele.

As pintas não costumam apresentar sintomas, como sangramento, coceira ou descamação, exceto em fases mais avançadas, e podem inclusive não ter cor.

Segundo o oncologista Sérgio Lago, coordenador do Programa de Melanoma da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, há um tipo de melanoma, o mais agressivo dos tumores de pele, com aspecto de uma pinta descolorida.

Chamado de melanoma amelanótico, este tipo de sinal é de difícil diagnóstico:

– Isso reforça o alerta para que as pessoas procurem um médico sempre que desconfiarem de sinais.

Fonte: Diário Catarinense