Canelinha fortalece proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência com lançamento de Protocolo Integrado de escuta especializada.

A Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência tem um novo protocolo. O lançamento deste importante documento foi realizado na última quarta-feira (19) no auditório da educação, e contou com a presença do CMDCA, do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Proteção e Cuidado, e dos profissionais habilitados para realizar a escuta especializada.

O protocolo dá diretrizes e embasamento teórico, apresenta formulários e instrumentos, além de fortalecer e consolidar os processos de trabalho já instituídos, fomentar ações intersetoriais e garantir o atendimento e a proteção à criança e ao adolescente em situação de risco para a violência.

O protocolo foi feito com base na Lei N° 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente vítimas ou testemunhas de violência, com o apoio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, Segurança Pública, Ministério Público e Conselho Tutela.