Canelinha sediará o lançamento do livro “Gente de Ébano”, nesta quinta-feira (27)
O professor doutor José Bento Rosa da Silva, referência nos estudos sobre História e negritude no Brasil e História da África e da Diáspora, lançou no último sábado (22), em Itajaí, seu livro: “Gente de Ébano – A Presença Negra em Santa Catarina – da Foz do Tijucas à Foz do Itajaí [entre Séculos XIX – XXI]”. E nesta quinta-feira (27), às 19h, Canelinha sediará o lançamento do livro, no Espaço de Artes Galeão, com mediação de Jô Fornari.
O objetivo principal da obra é apresentar o protagonismo negro na formação sociocultural da região da Foz do Rio Itajaí à Foz do Rio Tijucas, seja na condição de escravizado, liberto e livre; tanto no período do sistema escravista, tanto como no imediato pós-abolição, até os dias atuais.
Sobre o autor
José Bento Rosa da Silva é mineiro e mora em Itajaí desde 1982. Possui graduação em História pela Fundação do Pólo Regional do Vale do Itajaí (1985), mestrado em História pela PUC de São Paulo (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001).
Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco do quadro permanente do programa de pós-graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: África – História – diáspora, abolição – trabalho, cidade – memória – porto, escravidão