Canelinha realiza ação gratuita para regularização de MEI
Para quem deseja abrir uma empresa ou expandir seus negócios chegou a hora. A ação – resultado da parceria entre o Poder Público e o Sebrae SC, tem como proposta especialmente, auxiliar os empreendedores da cidade na regularização dos débitos junto ao Governo Federal. Atualmente, Canelinha tem 696 MEIs, mas 42,53% apresentam alguma irregularidade. Durante o mês de outubro, a Sala do Empreendedor vai orientar, de forma gratuita, na realização de declarações, parcelamentos e emissão de guias de Arrecadação do Simples Nacional – DAS.
O evento já aconteceu em todo o Estado no mês de maio, e retorna para orientar o cidadão na declaração anual simplificada – DASN-SIMEI, por exemplo. Essa declaração é gratuita e informa o faturamento que o MEI teve com o seu negócio ao longo do ano. Tanto a emissão do DAS para pagamento, como a realização do parcelamento, pode ser efetuada diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.
Atenção, de acordo com o Simples Nacional, o empresário que não fizer a regularização dos débitos vai ser inscrito na Dívida Ativa da União e pode sofrer algumas consequências. Como:
– ter seu CNPJ cancelado;
– perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários;
– ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela RFB, Estados e Municípios;
– ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.
A Sala do Empreendedor de Canelinha fica localizada na rua Francisco C. da Silva Júnior, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Mais informações pelo telefone (48) 99822-6249.