Canelinha quer se destacar no apoio aos pequenos negócios
Conseguir destacar Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, como a cidade que mais apoia os pequenos empreendedores. Essa é a expectativa do prefeito Diogo Maciel para 2022. No último ano, o município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae/SC e recebeu orientações e capacitações com a proposta de alavancar a abertura de novos negócios. O incentivo aos micro e pequenos empreendedores aconteceu por meio do Programa Salto Aceleradora. “A facilidade em formalizar a pequena empresa é apenas uma das vantagens apresentadas pelos especialistas do Sebrae. Desburocratizar e agilizar todo esse processo é essencial para o pequeno empresário “, pondera Maciel.
O programa une a metodologia das aceleradoras de startups e de incubadoras de negócios para promover o crescimento dos microempreendedores individuais. Visa orientar os gestores dando a eles vez e voz, com a missão de despertar a motivação empreendedora nas pessoas, oferecendo total suporte. Além disso, apresenta soluções visando estimular a diversidade econômica e, o crescimento pessoal e profissional.
A agilidade na comunicação com os consultores do Sebrae e o retorno rápido em respostas é mais um ponto positivo destacado pelo Prefeito. Outro projeto desenvolvido ainda em 2021 foi o JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Nele, todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais participaram e tiveram a primeira vivência com a disciplina de educação financeira.
Com a experiência do último ano, a expectativa é que novos negócios sejam criados em 2022. “Ano passado já vimos um momento na Sala do Empreendedor, mesmo que pequeno, onde mais munícipes vieram em busca dos seus sonhos, abrindo MEI’s. Neste ano, estamos traçando novas metas, para ajudar ainda mais o empreendedor, não apenas na abertura da empresa, mas também prepará-los para o mercado, com consultorias”, finaliza.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor oferece consultorias e capacitações relacionadas a gestão financeira e marketing. Por centralizar os órgãos de fiscalização, o empreendedor recebe ainda, orientações sobre Alvarás de funcionamento, normas da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, além da viabilidade do MEI, informações sobre declaração anual, regularização de débitos, abertura de novas empresas e alteração e baixa de endereços.
O local funciona na rua Francisco C. da Silva Júnior, 93, anexo à Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL.
Sobre o Programa Cidade Empreendedora
O ciclo 2021/2022 foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que aderiram ao programa, outras ações estão em andamento no município, através das verticais estratégicas, para referenciar Canelinha como Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade de Negócios, e Cidade Turística.