Prefeitos de Canelinha o e Nova Trento firmam parceria com o IMA para gerenciamento de resíduos sólido
Na tarde de sexta-feira (23), o prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, e o prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel, assinaram o Termo de Cooperação com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), com a finalidade de promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos.
A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino que visa a conscientização e o envolvimento de todos os munícipes para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.
Com o Termo de Cooperação, que tem prazo de cinco anos, os dois municípios comprometeram-se com o IMA definir e promover medidas que despertem a conscientização da população e as orientações necessárias à mudança de comportamento. O objetivo do IMA é que nos próximos anos o projeto chegue a todo o Estado.
Programa Penso, Logo Destino
O objetivo do programa é que Santa Catarina torne-se o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa, atuando como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.
O programa será executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que, após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo