Governo do Estado de SC prorroga a quarentena e divulga novas regras de funcionamento para comércio e serviços

O Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena adotada para minimizar o contágio do novo coronavírus. Um novo decreto, a ser publicado até este domingo (12), trará a relação de atividades que permanecem suspensas ou autorizadas no estado.

Em entrevista coletiva online neste sábado, o governador Carlos Moisés antecipou que continuarão proibidas até 30 de abril:

– Transporte coletivo (municipal, intermunicipal, interestadual, internacional);

– Abertura de shopping centers, galerias, centros comerciais;

– Permanência em bares, cafés, lanchonetes, restaurantes e similares (retirada no balcão poderá acontecer).

Continuarão proibidas até 31 de maio:

– Reuniões de qualquer natureza;

– Missas e cultos;

– Aulas na rede pública e privada e cursos presenciais;

– Transitar em espaços públicos;

– Eventos esportivos e sociais;

– Atividades em academias; cinema, teatro, shows, casas noturnas e similares.

LIBERADO TEMPORARIAMENTE – com forte fiscalização sanitária e policial, com multa e fechamento se descumprir as regras:

– Hotéis, pousada e similares (apenas hospedagens, não pode servir refeições);

– Restaurante (somente para retirada no balcão);

– Comércio de rua.

A fiscalização será feita pelas polícias militares e civis, que terão autoridade sanitária. As polícias chamarão atenção, orientarão e se for preciso, emitirão multas e até fecharão os estabelecimentos.