Sarau Literário de apresentação de poemas para 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa revela grandes escritores
Na tarde desta quinta-feira (08), a Secretaria de Educação de Canelinha realizou o Sarau de Apresentação de Poemas dos alunos do 5º ano da Escola E.B.M. Maria de Lourdes Nicolau Zimmermann, inscritos para participarem da 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada.
Organizado pela diretora Valdirene Lourenci de Jesus e pela professora Emília Maria Leonardo dos Santos, sete alunos apresentaram seus textos – Bryan Raddacz Scwartz, Emilli Orsi, Hévilin Gabriela Scwartz, Isaac Soares Albuquerque, Isabelli Cristina Zancanaro, Julia Cardoso Kammers, Matheus Orsi Reis – que foram julgados pela comissão julgadora formada por Ilse Maria Paulino Gomes, professora aposentada e escritora das Academias de Letra das cidade de Nova Trento e São João Batista, a fonoaudióloga, Ana Luiza da Rosa Koerich, a presidente de APP – Associação de Pais e Professores da escola, Márcia Regina Barauna e a estagiária Ana Paula Dalla Lasta. Participaram também a secretária de educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro, e as coordenadoras Luciana Santana Venier e Ana Paula Silva.
Em primeiro lugar, o aluno Matheus Orsi Reis, concorrerá a vaga na 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa por Canelinha, com o texto intitulado “A cidade onde moro”. Em segundo e terceiro lugares ficaram os alunos Isaac Soares Albuquerque, com o texto “Onde eu Moro”, e Julia Cardoso Kammers com o texto “Minha pequena cidade”.