Homenagem e atividades culturais marcaram inauguração do Espaço de Artes Galeão

Na noite desta terça-feira (21), a Prefeitura de Canelinha e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, através da Coordenação de Cultura, inauguraram o Espaço de Artes Galeão – Vicente de Sant´Anna (In Memoriam).

Participaram do evento o prefeito Moacir Montibeler, a primeira-dama, Marise de Moraes Montibeler, o vice-prefeito, Edson Orsi, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando de Souza, a secretária de educação, cultura, esporte e juventude, Rosângela Marial Leal Cordeiro, a coordenadora de cultura, Jô Fornari, o técnico de cultura do Sesc Ler Tijucas, Marcos Araújo de Oliveira, além dos vereadores Adair da Conceição Lopes Filho, Antonio Carlos Machado Júnior, Arlindo Simas, Gentil Anastácio Pereira Neto, a vereadora Eli Martins, secretários e diretores municipais, e dezenas de munícipes que puderam conferir a obra.

A reforma e reestruturação do Espaço de Artes Galeão foi dividido em duas áreas específicas: um espaço alternativo amplo para ensaios e apresentações de grupos artísticos e culturais e, a área com salas fechadas para a realização de cursos e oficinas nas diversas linguagens artísticas: teatro, música, circo, danças, artes visuais, literatura, artesanato, entre outras. O objetivo é oferecer um espaço para a comunidade usufruir de atividades artísticas e culturais durante todo o ano.

O evento foi iniciado com um emocionante texto da escritora canelinhense Maria Beatriz Dalsasso Corte, lido pela própria, em homenagem a Vicente de Sant´Anna, contando sua trajetória de vida e feitos pelo mundo a fora.

Em seu discurso, o prefeito Moacir Montibeler ressaltou a importância de se ter locais para abrigarem todas as artes. “A arte é a expressão da alma. Por isso, eu quero que todos olhem para este espaço com respeito. Não é a obra em si, são as ideias! Aqui teremos a expressão cultural de Canelinha e nós abrimos este espaço para que as pessoas se gostem. Nós vamos inaugurar no ano que vem também a Casa de Sant´Anna, outro espaço cultural, pois não podemos mais ser pessoas sem história, o povo tem que ter sua identidade”, declarou com fervor o prefeito.

Para abrilhantar o evento, a Orquestra de Violinos da Associação dos Moradores do Grande Moura recebeu os convidados, além da exposições do artista visual Humberto Soares, da Pequeninus Grupo de Arte, do artista canelinhense, Pedro Henrique Lopes Nunes, da Mostra Fotográfica Caminho das Águas, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, e as intervenções artísticas com o grupo Olaria Coletivo de Artes.

O evento foi finalizado com a atração principal, o Concerto de Vozes Madrigal, que faz parte do 1º Circuito Universitário Sesc/Udesc de Artes Cênicas e Música, em parceria com o Sesc Ler Tijucas, emocionou a todos pela qualidade artística e técnica da apresentação.

Texto: Adriana Carla Soares – Gerente de Comunicação Social e Integração