Vacina de febre amarela será ampliada para todo o Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20), que a vacina da febre amarela passa a ser recomendada para todo o Brasil. A medida foi tomada após o segundo ano de alta no número de casos da doença e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas. Com a ampliação, devem ser vacinadas 77,5 milhões de pessoas em todo o país, de forma gradativa, iniciando neste ano e sendo concluída até abril de 2019.
Atualmente, alguns estados do Nordeste e parte do Sul e Sudeste não fazem parte das áreas de recomendação de vacina. As cidades que integram o Vale do Rio Tijucas – Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Major Gercino, não fazem parte da lista de recomendação da vacina mas, a vacina continua sendo recomendada para as pessoas que pretendem viajar para as cidades citadas na tabela da Dive – Diretoria de Vigilância Epidemiológica:
Em julho deste ano, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul adotarão a vacina padrão em todos os municípios para mais 11,3 milhões de pessoas. Com isso, até abril de 2019, 1.586 municípios estarão incluídos como áreas com recomendação de vacina, atingindo 100% do território nacional. Desde 1997, o Ministério da Saúde vem ampliando as áreas de recomendação de vacinação. Até então, a vacina de febre amarela fazia parte da rotina de 23 estados, sendo nove com áreas parciais de recomendação de vacinação.
Entre 1º de julho de 2017 a 13 de março de 2018, foram confirmados 920 casos de febre amarela no país, sendo que 300 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 permanecem em investigação, neste período.