Secretaria de Saúde faz alerta para o Combate à Tuberculose

Neste sábado, 24 de Março, é Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão a data, a Secretaria de Saúde ressalta aos munícipes a importância do diagnóstico precoce da doença, que pode ser realizado em todas as unidades de saúde, solicitando o exame de BAAR (exame da tuberculose). Dentre os 22 países com maior número de casos de tuberculose no mundo, o Brasil é o 17º colocado.

 

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria transmitida por via respiratória, por meio da tosse, fala e espirro, causada por um microrganismo conhecido como bacilo de Koch, atingindo principalmente o pulmão, mas também pode atingir outros órgãos como fígado e ossos. Os principais sintomas são: tosse por mais de duas semanas (com ou sem catarro), febre, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, perda de peso, cansaço ou dor no peito.

 

Estima-se que, aproximadamente 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença. Em Canelinha, temos cinco casos em tratamento e dois casos fazendo quimioprofilaxia, estes últimos casos tratam-se de duas crianças que fazem uso da medicação para a prevenção da doença, pois ambas tem a bactéria no corpo, mas ainda não adoeceram. 
O tratamento da doença é ofertado pelo SUS gratuitamente. Poderemos ter outros casos em nossa cidade, por isso a importância da busca ativa e a orientação dos profissionais de saúde.