Consultora da Unesco visita Canelinha para melhor implantação do Projeto Criança Feliz no município

Nesta sexta-feira (15), a secretaria de assistência social, Maria Bernardete Trainotti Orsi, e a assistente social, Rosane Ribeiro, receberam a visita da consultora da Unesco, Jane Dalacorte.

 

Na oportunidade, discutiram sobre o Programa Criança Feliz – Programa Primeira Infância no SUAS. Jane Dalacorte explanou as diretrizes e apontou como deverá ser composta a equipe em 2018, o papel de cada um, as metas a serem atingidas e a metodologia que deverá ser utilizada. 

 

O Programa Criança Feliz, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que busca prioritariamente acompanhar famílias cadastradas no Bolsa Família para qualificar o desenvolvimento infantil, auxiliando os pais, ou o cuidador da criança, onde é acompanhada a mãe desde a gestação até a criança completar 3 anos de idade. 
A iniciativa do governo brasileiro em criar o Programa Criança Feliz vem de inspiração em ações realizadas por outros países. Um dos principais países referência em cuidados na primeira infância é o Canadá, que é parceiro do Brasil na promoção do desenvolvimento infantil. O governo canadense colaborou com o Governo Federal doando um material pedagógico feito especialmente para o público brasileiro. 

 

A adesão no município de Canelinha ocorreu em janeiro, e há pretensão de início da fase de visitação no início de 2018.