Na assinatura do Badesc, prefeito solicita ao governador o asfalto no Moura
“Canelinha vai mudar, e vai mudar muito! Vamos lutar para que a nossa cidade seja próspera, boa de se viver, com oportunidades, mas isso só se realiza através de geração de emprego e renda. Não tem outro caminho”. Foi com esta mensagem que, na tarde desta quinta-feira (26), o prefeito Moacir Montibeler iniciou seu discurso no ato de assinatura do contrato do Programa Badesc Cidades com a presença do Governador de Estado, João Raimundo Colombo, e o Presidente do Badesc, José Claudio Caramori, contrato este no valor de R$ 1,5 milhão, referente à aquisição do terreno onde será instalada a segunda empresa no município, a Costa Rica Malhas e Confecções. Também participaram da cerimônia os deputados federais João Paulo Kleinubing e João Rodrigues, os deputados estaduais Altair Silva, Jean Kuhlmann e Serafim Venzon, o secretário da ADR Brusque, Evaldo Ristow Filho, a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, o vice-prefeito do município de Canelinha, Edson Orsi, o presidente do Poder Legislativo, Adair da Conceição Lopes Filho, também participaram da solenidade, além de vereadores, empresários da região e representantes de entidades. O prefeito esclareceu que será feito o pagamento total deste empréstimo na sua gestão, sendo que o município passará a pagar a parcela a partir de dezembro de 2017, e finalizará em dezembro de 2020, investimento em geração de emprego.
Prefeito entrega ofício e aborda a importância de asfaltar a estrada do Moura
Na ocasião, o prefeito Moacir Montibeler aproveitou a oportunidade para entregar um ofício ao Governador Raimundo Colombo referente a pavimentação da SC-409, estrada com 24 quilômetros, que liga Canelinha a Brusque, via bairro Moura. O prefeito relembrou da eterna polêmica sobre o fato da estrada ser do estado ou do município. “Em 2010 a estrada era do estado, e simplesmente foi repassada ao município pelo relatório do Deinfra em 2013. Ela foi transferida para o município na prática, e o povo quer estrada boa, não quer saber de quem é a responsabilidade. A estrada do Moura nos foi colocada de forma unilateral, mas tudo bem, vamos pedir ao governador”, iniciou o prefeito a conversa direta com o governador. A proposta do prefeito para iniciar a pavimentação da SC-409 é juntar os recursos do Fundam e emendas parlamentares dos deputados, e iniciar a obra. Em seu discurso, o governador Raimundo Colombo falou da alegria de ver a iniciativa da geração de emprego estar se consolidando em Canelinha e apresentou dados sobre a geração de emprego em Santa Catarina, onde no mês de agosto Santa Catarina foi o estado que mais gerou emprego no Brasil. “A filosofia de desenvolvimento social, humano e econômico é exatamente a filosofia que a gente acredita ser a melhor para a sociedade. Quando você tem uma política de geração de emprego, você melhora a vida das pessoas. Se me perguntar qual o maior legado que deixamos, eu diria muito claro: a proteção às pessoas expressa na taxa de emprego”, ressaltou parabenizando a gestão de Canelinha pela geração de emprego. Referente à estrada do Moura, Colombo ressaltou que a liberação do Fundam 2 inicia na próxima semana, e será repassado o mesmo valor do ano passado, com reajuste. “Essa proposta, ela é plenamente aceita, está dentro da nossa filosofia, e o dinheiro é para infraestrutura. A gente vai tratar com bastante carinho para que você possa fazer o máximo possível do número de quilômetros que seja necessário De fato, feito pela prefeitura você consegue fazer mais – mais barato e mais rápido, do que o próprio governo. Nós vamos atender a sua demanda”, finalizou Raimundo Colombo.
Governador visita empresa de Calçados Ala
Aproveitando a oportunidade, o prefeito Moacir Montibeler, apresentou oPromover – Programa Municipal de Emprego e Renda, e o convidou para uma visita na primeira empresa a se instalar no município, a Indústria e Comércio de Calçados Ala. Recebidos pelo diretor Alyson dos Santos, o empresário apresentou a estrutura da empresa e os futuros planos da construção de um novo galpão que, ao total, vai gerar mais de 250 empregos diretos e aproximadamente 150 empregos indiretos em 2018.