Granfpolis é destaque na XVIII marcha a Brasília em defesa dos municípios

A expressiva participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região da Grande Florianópolis na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi destacada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), promotora do evento. O site da entidade registrou a delegação da Granfpolis, bem como veículos de comunicação de todo o país que enalteceram a participação histórica da entidade no movimento municipalista.

A Marcha deste ano tem como tema o Pacto federativo: Esperança de vida aos municípios tem mais de cinco mil inscritos. De Santa Catarina são quatrocentos e onze inscritos, sendo 137 prefeitos, sendo que a Grande Florianópolis se faz presente com uma das maiores delegações.

A delegação da Granfpolis é coordenada pelo presidente da Associação e prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, e pelo secretário Executivo, Miguel Augusto Faraco. Faraco, inclusive, participou das dezoito edições da Marcha.

Na abertura oficial, na manhã de terça-feira (26), o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, falou da mais grave crise vivida pelos municípios brasileiros que, segundo ele, não é apenas econômica, e sim estrutural. "As diferentes edições da Marcha mostraram que é possível melhorar as condições financeiras dos municípios. Entre as conquistas estão, por exemplo, a lei que regula o Imposto sobre Serviços (ISS), o Salário Educação em 2004, o aumento de um porcento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2014. Com isso, o movimento municipalista vem se qualificando cada vez mais com a presença dos prefeitos", afirmou.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, esteve entre as autoridades que abriram o evento que contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, representando o Governo Federal