Vice-prefeito participa da XVII Marcha a Brasília dos Municípios

O vice-prefeito de Canelinha Eloir João Reis (PSDB), o Lico, participou da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 12 e 15 de maio. Segundo Lico, é preciso que o Governo Federal repasse mais verbas aos municípios. "Necessitamos de mais recursos para que possamos realizar benfeitorias a todos os munícipes", enalteceu o vice-prefeito, que esteve representando o prefeito Antônio da Silva (PP).

No entanto, Lico lamentou que a presidenta Dilma Rousseff (PT), não tenha prestigiado o encontro com s prefeitos, vices e vereadores. "Esperávamos que ela comparecesse", disse.

Mesmo assim, a presidenta recebeu os principais líderes do movimento, com a ‘Carta da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a Pauta de Municipalista', que foram entregues à presidente da República, no último dia do encontro, em 15 de maio. Dilma recebeu o líder do movimento, Paulo Ziulkoski, e representantes regionais no Palácio do Planalto.

Acompanharam Ziulkoski, os representantes: do Sul, presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP); Luiz Sorvos; do Centro-oeste, presidente da Federação Goiânia dos Municípios (FGM); Divino Alexandre; do Nordeste, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) Benes Leocádio, e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, pelo Norte a presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Sonia Cordeiro.

Além da presidente Dilma, estavam na reunião os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Aloísio Mercadante. De acordo com Ziulkoski, os principais itens da Pauta Municipalista foram apresentados na reunião. Com ênfase para duas questões: a necessidade de uma Lei Complementar para regular o novo Imposto Sobre Serviços (ISS) e a elevação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2%.

Segmento para as negociações

Em relação ao ISS, por determinação da presidente Dilma, Mantega se encarregou de estudar com mais profundidade", contou Paulo Ziulkoski. Sobre o FPM, fizemos uma avaliação bastante grande com toda a conjuntura".

Estes dois temas compõem a pauta prioritária da XVII Marcha, formada por outros quatro itens: Encontro de Contas de débitos previdenciários; apreciação de liminar dos royalties de petróleo; que as desonerações do governo não impactem os cofres municipais; e os pisos salariais de diversas categorias.

Crédito da Foto: Dirleni Dalbosco