Índios guaranis, de Canelinha, lançam documentário

Em Canelinha, a aldeia Tekua Tawai – que significa Ruína dos Jesuítas – esteve em festa na tarde de quinta-feira, 18, em alusão ao Dia do Índio. Os indígenas participaram do lançamento de um documentário que relata a vida guarani na Terra das Cerâmicas, em evento realizado no Centro Social, Cultural e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistencia Social e contou com a presença dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Para o cacique Corai Papá – Pai do Sol em guarani – André Benite, o documentário trás respeito a aldeia. "Nós queremos respeito a nossa cultura", relata.
A assistente social Márcia Reis foi à responsável pela produção do documentário. Para ela, o trabalho foi importante, pois aproxima a cultura indígena da população branca. "Foi um trabalho árduo, mas muito gratificante", destaca.

O vice-cacique da aldeia Tekua Tawai Marcelo Benite, Corai Mirim – Sol Pequeno em guarani – o documentário é um resgate histórico dos índios que habitam a aldeia, na localidade de Rio da Dona, no bairro Papagaios, em Canelinha. "É muito bom esse vídeo, pois relata nossa cultura, língua e costumes", finaliza. O documentário será comercializado ao preço de R$ 20 e gerará recursos para a aldeia.

Fotos: John Lennon Piva