Canelinha realiza mais um Casamento Coletivo
A chuva que insistia em cair na tarde de sábado, 11, em Canelinha, não ofuscou o brilho da segunda edição do Casamento Coletivo na cidade, no Salão Paroquial. Pelo contrário, a alegria e o carinho se evidenciaram em cada olhar e nas palavras proferidas na hora do sim. No total foram 22 casais, onde ouviram os sermões do pastor Maicom Zunino (Igreja Batista) e do diácono Augustinho (Igreja Católica).
Esse é o segundo ano consecutivo da realização do Casamento Coletivo, no município de Canelinha. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que contou com a parceria de instituições e empresas. O Cartório Azevedo, por exemplo, concedeu gratuitamente toda a parte documental que rege a união de cada casal. Já os padrinhos disponibilizaram o vestido das noivas. As alianças foram compradas por um preço acessível, pelos noivos.
A cerimônia começou com a entrada de cada noiva, com o respectivo padrinho ou madrinha. Em seguida, noivos e noivas participaram da celebração religiosa para, depois, assinarem os documentos necessários no cartório que foi instalado especialmente para a ocasião. Também houve a pose para as fotos, a tradicional dança da valsa e o corte do bolo.
O amor também foi o sentimento utilizado pelo casal de agricultores do bairro Moura, para demonstrar o principal objetivo do enlace matrimonial. Vianei de Souza, 32 anos, e Joseila Maria Alves da Silva de Souza, 31, convivem há 11 anos. "Temos três filhos e meu sonho era casar de branco, o que aconteceu hoje", disse Joseila.
Agora, um novo casamento coletivo somente em 2010, que vai acontecer logo após a realização do Dia da Cidadania.
JULIANO CÉSAR
Assessoria de Imprensa