Pedra de 30 toneladas destrói casa em SC

Rafael Waltrick | rafael.waltrick@santa.com.br

Uma pedra de 30 toneladas deslizou ao meio-dia deste domingo sobre uma casa no Morro da Pedreira, Bairro Ponta Aguda, em Blumenau, em Santa Catarina. Ninguém se feriu, pois a família que morava na residência estava almoçando com parentes no Bairro Fortaleza.

Durante a madrugada, uma chuva forte caiu no local, causando, mais tarde, o deslizamento de barro e da pedra por 20 metros a partir do topo do morro sobre a residência da dona de casa Michele Pereira da Silva, 18 anos.

À tarde, vizinhos de Michele tiraram os pertences de dentro das casas, com medo de novos deslizamentos. Quatro carros que estavam estacionados na rua, embaixo do morro, foram atingidos por pedras menores e barro.

— Foi a mão de Deus que me salvou. Estava com meu filho e minha neta dormindo quando começou a desmoronar. Não fosse uma árvore atrás de casa desviar a pedra, ela teria atingido minha casa com tudo — relata a diarista Maria Pereira, 56 anos.

Segundo a Defesa Civil, a pedra que deslizou não oferece mais perigo para os moradores, e as casas próximas não precisaram ser interditadas. Nesta segunda-feira, técnicos da Defesa e um geólogo devem voltar ao local para avaliar a situação.

Defesa Civil registra 50 deslizamentos

Somente na manhã e na tarde deste domingo, a Defesa Civil registrou cerca de 50 ocorrências de deslizamentos em Blumenau, principalmente em vias públicas. Na Rua Vitório Alcântara, Bairro Ponta Aguda, motoristas tiveram que esperar até 45 minutos para que o barro e galhos de árvores fossem removidos.

Parte de um barranco também desabou no Km 68 da SC-416, entre Rodeio e Timbó, na manhã deste domingo. O tráfego ficou em meia pista até que um caminhão desobstruísse o trecho.

Em Gaspar, quatro residências foram atingidas por deslizamentos de terra, nas imediações dos bairros Gasparinho e Gaspar Grande. Uma delas teve a cozinha destruída. Não houve feridos.

Também foram registrados deslizamentos em duas residências de Ibirama, no Centro e no Bairro São Cristóvão. Nos dois locais, parte da parede das casas caiu.

Diário Catarinense