Pingüins encontrados sujos de óleo em Santa Catarina voltam para o mar nesta quarta-feira

Cerca de 150 pingüins que foram encontrados sujos de óleo nas praias de Santa Catarina no mês de agosto serão soltos na costa de Florianópolis nesta quarta-feira, pela Polícia Militar Ambiental.

Segundo o sargento Marcelo Duarte, dos 345 animais recolhidos, 30 morreram durante o tratamento, no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Florestal do Rio Vermelho.

— Perdemos 30 por ingestão de óleo diesel e por alguns outros problemas que aconteceram, como hipotermia, mas o mais grave foi a quantidade que morreu na época do derrame — disse.

O primeiro grupo ficou cerca de 45 dias em tratamento e será solto na manhã desta quarta-feira próximo à Ilha do Xavier, na costa leste de Florianópolis. Os policiais ambientais coletaram sangue e colocaram anilhas para identificar os animais.

O outro grupo, que também é composto por cerca de 150 pingüins, deve ser solto até o final da próxima semana.

Marcelo Duarte explica que os pingüins chegam ao Brasil no inverno, trazidos por correntes de águas frias, e retornam para a Antártica a partir de setembro, com as correntes quentes. 

— Quando chega o inverno, a corrente de águas frias traz uma série de espécies aqui para a nossa região, como a baleia franca, os lobos marinhos, os pingüins. E agora, nesse período, a partir de setembro, outubro, a corrente de águas quentes, que é mais forte, retorna, e os animais retornam com ela.

A Polícia Militar Ambiental também está em contato com pesquisadores argentinos para que eles tentem registrar a passagem dos pingüins.

Marcelo também agradeceu a ajuda dos 120 voluntários no tratamento dos animais, além das doações recebidas e do auxílio de instituições.

CBN/DIÁRIO