Boi-de-mamão e Fanfarra são destaques do Festival de Talentos de Canelinha

O Ginásio de Esportes Neuvaldo Luiz Laus, bairro Areão, em Canelinha esteve lotado na noite da última sexta-feira, 22. Três foram os motivos para atrair tanta gente. Primeiro, a reabertura do mesmo, após reformas. Segundo, a edição 2008 do Festival de Talentos. E o terceiro motivo, a estréia da Fanfarra Municipal de Canelinha. E foi esta fanfarra que abriu uma noite tão especial para os canelinhenses.
Com apresentação de seis tipos de toques, os 130 componentes da Fanfarra Municipal de Canelinha emocionaram o público presente. Afinal, já faziam mais de 23 anos que não havia uma fanfarra municipal na cidade. "Estou muito feliz e até emocionada, era um sonho que eu acalentava desde 2005 e agora estamos realizando", disse emocionada a secretária municipal de Educação,Cultura, Esporte e Turismo, professora Maria Salete Montibeller. A emoção de Salete foi compartilhada por todo o público presente.
Depois da fanfarra, o Festival de Talentos prosseguiu com as apresentações das escolas municipais, estaduais, particular e Apae de Canelinha. Os ritmos foram os mais variados possíveis. Teve Claudinha Leite, Elis Regina, lambada, sertanejo e muito mais. Ah! E não faltou a verdadeira cultura açoriana, ao qual Canelinha tem raízes: a tradicional brincadeira de boi-de-mamão. Eleoberto Fernandes comandou a brincadeira dos alunos do Centro Educacional Infantil Viva Criança.

Grupo Folclórico Filhos da Terra

Após a participação de todas as escolas de Canelinha, a vez era do Grupo Folclórico Filhos da Terra, da Barra do Aririú, Palhoça. "Nosso grupo existe a mais de 100 anos em nossa comunidade; é uma cultura de geração para geração", destacou Luzair Lauro Martins, diretor do grupo folclórico.
A apresentação dos Filhos da Terra trouxe para a quadra do Ginásio de Esportes, personagens que já visitaram a vida de muitas crianças, a magia e fantasia do Boi-de-Mamão. Veio o boi, o proprietário do boi, a bernuncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho e outros.
A tradição dos Filhos da Terra faz com que eles se apresentem em todo o estado de Santa Catarina, além de outros estados da federação. "Pra nós é gratificante voltar a Canelinha, onde sempre somos bem recebidos", finaliza Luzair. E quem mais se divertiu durante essa brincadeira que nos faz viajar para uma infância recente foram às crianças. Elas se esbaldaram de tanta alegria, em uma noite tão especial para Canelinha.

Veja as fotos deste evento Clique aqui

JULIANO CÉSAR
Assessor de Imprensa