Operação Gabarito prende cinco pessoas por fraudes em concursos em municípios de SC e RS

Darci Debona | darci.debona@diario.com.br

Cinco pessoas foram presas nesse fim de semana no Oeste de Santa Catarina, suspeitos de participação em um esquema de fraude em licitações e concursos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Em Itapiranga foram presos Tarcísio Immig e Romaldo Spies, funcionários da Faculdades Itapiranga (FAI) e que seriam proprietários da empresa IPX Consultoria, Cursos e Concursos Ltda. De acordo com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público, esta empresa era contratada para realização de concursos públicos, com suspeita de fraudar licitações.

Segundo o promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga, Luiz Felipe Czesnat, há suspeita de que alguns participantes de concursos entregavam o gabarito em branco, que depois eram preenchidos pela empresa. Com isso eram beneficiadas pessoas ligadas a funcionários públicos municipais, em detrimento de quem realmente tinha o melhor desempenho para ocupar o cargo.

O diretor da FAI, Tarcisio Kummer, disse que a instituição não está envolvida nos concursos, já que os dois presos eram apenas funcionários, onde atuavam no Núcleo de Ensino à Distância. O Ministério Público confirma a informação.

Também foram presas Janete Picolo, em Descanso, o ex-secretário de Educação de Mondaí, Ademir Rower, e a chefe do setor de Recursos Humanos de Águas de Chapecó, Isamara Rolim. Os cinco tiveram prisão temporária decretada e desde sábado estão no quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, onde foram ouvidos por representantes do Ministério Público na tarde deste domingo.

Equipamentos de informática, provas de processos seletivos, gabaritos e outros documentos foram recolhidos e encaminhados para São Miguel do Oeste.

A investigação iniciou há seis meses, pela Promotoria de Justiça de Pinhalzinho, que suspeitou de fraudes que estariam sendo praticadas no Oeste Catarinense e até em municípios do Rio Grande do Sul. O Ministério Público ainda não divulgou as cidades onde pode ter ocorrido as fraudes, para não prejudicar as investigações.

Estão participando da Força-Tarefa as polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria do Estado da Fazenda, Delegacia Estadual de Investigações Criminais, Instituto Geral de Perícias e o Ministério Público de Santa Catarina.

Prefeito disse que contratou empresa pelo menor preço

O prefeito de Águas de Chapecó, Moacir Dalla Rosa (DEM), disse que contratou a IPX Consultoria, Cursos e Concursos Ltda, pelo menor preço. A empresa foi a responsável pelo concurso para 32 vagas na administração municipal, ocorrida em dezembro.

Dalla Rosa disse que não houve licitação pois o valor era de apenas R$ 6 mil, inferior aos R$ 8 mil exigidos para realização da licitação.

Ele afirmou que não tinha informações suficientes para comentar a prisão de uma funcionária da Prefeitura. -Não conheço a fundo, amanhã (hoje) vou dar uma conferida nos documentos- disse o prefeito.