FotoRaquel_Heidrich_Em_Chapeco_tres_morreram_na_batida_envolvendo_4_veiculos._Entre_as_vitimas_uma_crianca_de_10_anos

Em SC, 17 morrem no trânsito no fim de semana

Santa Catarina registrou 17 mortes no trânsito durante o fim de semana. Os acidentes aconteceram entre as 23h de sexta-feira e as 20h de domingo. Dois acidentes ocorridos sábado à tarde em Chapecó e em Gaspar, no Vale do Itajaí, causaram a morte de seis pessoas, com três óbitos em cada colisão.

No primeiro, uma criança de 10 ano perdeu a vida; no segundo, um bebê de três meses. As duas colisões responderam por mais da metade dos 10 óbitos registrados no final de semana no trânsito de todo o Estado.

Em Chapecó, o acidente aconteceu às 17h, na Rua Irineu Bornhausen, e envolveu quatro veículos. Os mortos são Rosalino Edson Leal, 36 anos, Terezinha Salete dos Anjos, 35 anos, e Adrieli Leal, 10 anos. Todos estavam no Gol com placas de Chapecó, dirigido por Rosalino Leal.

De acordo com informações de testemunhas, o Gol viajava no sentido Nonoai (RS)/Chapecó quando, na chegada da cidade, o motorista tentou ultrapassar o caminhão Mercedes-Benz 608, com placas de Erechim.

Os dois veículos teriam se tocado, o que teria feito o Gol rodar na pista e bater de frente contra uma caminhonete Hilux de Chapecó. Na seqüência, um Corolla com placas de São José bateu na traseira da Hilux.

O motorista do caminhão, Jocemar Sikorski, não se feriu. Ele disse que o Gol tocou no pára-choque da caminhonete durante a ultrapassagem. O exame do bafômetro realizado pela Polícia Militar apresentou nível de 0,46 miligrama de álcool por litro de sangue no motorista. O limite máximo permitido ao motorista por lei é 0,29 miligrama.

A caroneira da Hiluz, Nilza Basso Grando, teve ferimentos leves na face. Ela foi levada ao Hospital Uniclínicas, onde ficou em observação. A Hilux era conduzida pelo marido, Nino Grando, que nada sofreu. Outra passageira, a neta de seis anos, também saiu ilesa. Do Corolla, o condutor José Anildo Pereira e a caroneira Ieda Pereira saíram ilesos. Pereira disse que não viu nada do acidente.

Caminhão desvia de moto e bate em carro

No Vale do Itajaí, as três mortes aconteceram às 13h30min, no trecho de Gaspar da Rodovia Jorge Lacerda (SC-470). Segundo a polícia, o motorista de um caminhão Cargo, de Itajaí, teria invadido a pista contrária ao tentar desviar de uma moto e bateu de frente em um Ford Versalles, de Gaspar. O motorista de um Gol que vinha na mesma direção não conseguiu frear e acabou batendo atrás do veículo.

Os ocupantes do Versalles, Bento Sebastião Teixeira, 48 anos; Djona Duarte Teixeira, de 16 anos, e Gustavo Teixeira, de apenas três meses, morreram no local. Marcia Maria Lisboa, 46 anos, que também estava no Gol, foi encaminhada ao Hospital Santa Isabel, de Blumenau, com traumatismo craniano. Até o fechamento desta edição, a passageira continuava internada na UTI em estado grave. Os ocupantes dos outros veículos não tiveram ferimentos.

DIÁRIO CATARINENSE

Acidentes de trânsito no fim de semana

Xanxerê

Às 23h15min de sexta-feira, no Km 3 da SC-466, Alex Sandro Marinello, 26 anos, morreu quando a motocicleta que conduzia, com placa de Blumenau, bateu de frente na caminhonete Kia, com placas de Xanxerê.

Laurentino

Às 9h35min de sábado, Jair Theis Daicampi, 35 anos, morreu ao ser esmagado pelo trator que dirigia em um terreno na Estrada Geral Serra Tomio, na zona rural do município no Vale do Itajaí. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, que atendeu a ocorrência, Jair perdeu o controle, o veículo capotou e tombou sobre ele.

Irineópolis

Às 18h de sábado, no km 02 da SC-460, no Planalto Norte do Estado, duas motocicletas se chocaram. O acidente causou a morte, no local, de Eurico Sebastião Farias, 36 anos, que conduzia uma delas, com placa de Joinville.

Ilhota

Às 22h30min de sábado, Anderson Uilian de Abreu, 22 anos, morreu após bater a moto que dirigia conta um caminhão que estava estacionado na Rua José Izidro Vieira, no município do Vale do Itajaí. Era o primeiro dia de Vieira como entregador de pizzas.

Timbó

Às 5h40min do domingo, João Gualberto Boing Ribeiro, 19 anos, morreu carbonizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade do Vale do Itajaí. O carro que ele dirigia pegou fogo após bater em um poste de iluminação e ele não conseguiu sair a tempo.

Garuva

Na manhã de domingo, o capotamento de um Pólo com placas de Florianópolis na BR-101 Norte, matou Fernanda Batista, 22 anos, e Matheus Mendes Carlos, 5. O carro, que tinha cinco passageiros, além do motorista, virou várias vezes após o condutor perder o controle e bater contra uma rocha. Fernanda foi lançada para fora do veículo e morreu na hora.

Brusque

Vania Ramos Kriscinski, 43 anos, morreu domingo às 17h36min após perder a direção da moto que dirigia e bater contra um barranco, na Rua Alberto Muller, no Bairro Limeira.

Lages

Duas pessoas morreram em acidente na BR-282 às 18h de domingo. Uma morreu na hora e outra a caminho do hospital. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.

Indaial

Às 18h de domingo, o pedestre Genival Aureliano da Silva, 44 anos, morreu após ser atingido por dois veículos, no km 67 da BR-470, no Vale do Itajaí. O primeiro, um Golf, atropelou Genival e o lançou contra um carro que vinha em direção contrária.