Passageiros enfrentam atrasos em SC
Sem aeronaves na pista na maior parte do tempo, ontem, no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, sobrou tempo até para um piloto de avião sentar-se entre os passageiros, na lanchonete, e degustar tranqüilamente rissoles, acompanhado de refrigerante light.
Proibido de repassar informações sobre o caos aéreo, limitou-se a dizer que o tráfego parou pela manhã. Era meio-dia e ele não sabia a que horas assumiria a posição de comandante num vôo com destino a Congonhas (SP). A decolagem, que acabou cancelada, estava marcada para as 6h50min. O piloto relatou que Florianópolis apenas refletiu a situação de todos os aeroportos do país. Reflexo de Congonhas que, devido à chuva, fechou duas vezes a pista para pousos e decolagens.
– O Brasil está parado – disse.
No Aeroporto Hercílio Luz, os atrasos ultrapassaram mais de cinco horas. Das 12 partidas programadas para a manhã de ontem, três foram canceladas e sete estavam com atraso de mais de uma hora. Com as poltronas lotadas, restou à grande parte dos passageiros improvisarem assentos no chão ou em cima de bagagens. Quem teve laptop garantiu a distração na Internet, assim como o grande número de pessoas com livro nas mãos.
Em Navegantes, quatro vôos foram cancelados
Entre as centenas de passageiros, estavam aqueles que, desde domingo, tentavam ir para casa, famílias tentando dar início às férias, sem contar os que perderam o horário do trabalho.
Nos monitores, devido ao grande número de vôos atrasados, a Infraero chegou a divulgar aos passageiros que as informações sobre atraso seriam fornecidas pelas próprias empresas aéreas.
Até as 19h de ontem, dos 24 vôos previstos, 12 atrasaram mais de uma hora e cinco foram cancelados, segundo o site da Infraero.
Em Navegantes, a movimentação também foi intensa. Quatro vôos com destino ao Aeroporto de Congonhas foram cancelados.
Fonte: Diário Catarinense
Matéria: Ariadne Niero – ( ariadne.niero@diario.com.br )