Temperaturas caem em Santa Catarina

Quem estava se preparando para subir a Serra Catarinense, na esperança de ver a neve, pode mudar de planos. Isto porque, se não nevou durante esta madrugada, quando as possibilidades já eram bastante remotas, não nevará mais. Pelo menos é isto que a meteorologia prevê para os próximos dias.

Para que ocorra neve, explica Glauco Freitas, da Central RBS de Meteorologia, é necessária a combinação de, pelo menos, três fatores: umidade, termômetros entre 4°C negativos e 2°C na superfície e uma linha de temperatura de 0ºC, aproximadamente, 1,7 mil metros de altitude.

Esta última condição é fundamental para que a neve não chegue derretida ao solo. O que acontece é que, embora todos os requisitos estejam presentes, eles não ocorrem de forma simultânea. Durante esta madrugada, a umidade e a linha de 0ºC estavam confirmadas, mas a expectativa era de que as temperaturas não estariam baixas o suficiente.

Já entre esta noite e o amanhecer de amanhã, haverá umidade, as temperaturas estarão baixas, mas a linha de 0ºC não se encontrará mais sobre a Serra. Ou seja, sem as condições propícias, nada de neve para os catarinenses.

Sem neve, mas com muito frio. Esta é a previsão para os próximos dias no Estado. Durante esta madrugada, uma nova massa de ar polar entrou em Santa Catarina para derrubar as temperaturas.

Amanhã pela manhã, na Serra, os termômetros podem registrar índices negativos e, nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, entre 2°C e 4°C. No Vale do Itajaí, Litoral e Norte, as máximas, mesmo durante a tarde, não ultrapassam os 17°C.

A possibilidade de geada para Serra e Oeste não está descartada. Hoje, o dia será marcado pela nebulosidade. Se ocorrer, a chuva será fraca e localizada. Entretanto, a partir de amanhã, deverá chegar com força ao Norte, atingindo, durante a sexta-feira, as demais regiões.

Fonte: Diário Catarinense
Matéria: TAÍS SHIGEOKA (
tais.shigeoka@diario.com.br )