Cancelamento de vôo revolta passageiros no Hercílio Luz
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, teve mais um dia de tumulto, ontem, quando passageiros da empresa Gol, que esperavam há 15 horas para embarcar para Porto Alegre, souberam que os aviões da TAM estavam voando normalmente.
O vôo deveria ter decolado de Florianópolis na segunda-feira, às 23h20min, mas saiu somente ontem, às 15h09min. A explicação da companhia aérea era de que não havia condições climáticas para aterrissar em Porto Alegre. A confusão começou no momento em que os passageiros souberam que a TAM operava normalmente.
Revoltado, um grupo de 15 pessoas gritou o nome da superintendente da companhia por cinco minutos. Um homem chegou a bater no letreiro da Gol com um jornal.
Logo em seguida, o vôo foi autorizado. A empresa explicou que após o acidente com um jato Legacy, no dia 29 de setembro de 2006, foram adotados procedimentos de segurança mais severos. Por isso, a diferença com a TAM.
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou fechado por quase 16 horas entre a noite de segunda e a tarde de ontem por causa do mau tempo. Houve 25 cancelamentos e 28 atrasos de mais de uma hora.
Nesse período, só cinco aeronaves pousaram, em momentos de nevoeiro menos intenso. Problemas desse tipo seriam minimizados com um aparelho que permite pouso sob baixa visibilidade.
Comprado no ano passado pela Infraero, o ILS 2 (Instrument Landing System, ou sistema de pouso por instrumentos, em português) ainda não pôde ser instalado.
A previsão é que isso ocorra em 2009. Com ele, seria possível pousar com 400 metros de visibilidade horizontal. Hoje esse limite é de 800 metros.
Fonte: Diário Catarinense